Armas japonesas parte 1 Espadas

 Olá meus amigos, tudo bem? Meu nome é Guiwarekishi, neste post vou falar sobre armas japonesas, e por que esse tema? Bem um inscrito sugeriu para eu fazer um vídeo sobre as armas japonesas, então eu vou falar sobre, mas como são várias decidi focar nas espadas japonesas neste post, se quiserem que eu faça sobre as outras armas, então vamos bater a meta de 100 likes no vídeo lá no meu canal do YouTube, então vamos começar.



História das espadas

Então vamos começar com a história das espadas japonesas, primeiro elas são chamadas de 日本刀 nihontou, estudos mostram que as primeiras espadas foram feitas no período Kofun (250 a.C. à 538 d.C), uma das coisas que atesta isso é que a utilização do ferro no japão, iniciou-se no período Yayoi (300 a.C. á 300 d. C) com a chegada de pessoas da Coreia neste período. As primeiras espadas eram assim.



Sim, não eram as katanas elas tinham dos fios, parecendo as espadas ocidentais, porque isso os primeiros ferreiros vieram da China e coreia no período Kofun, nesta época o Japão recebeu vários especialistas em diferentes áreas, desses países para ajudar na sua evolução como civilização, também tinham essas espadas que parecem as katanas, mas são retas, não achem estranho eu não falar o nome das espadas, vou falar mais na frente no post, bem a katana só surgiu mesmo no período Kamakura (1185 d.C à 1333 d.C) durante a invasão mongol, foram duas a primeira ocorreu em 1274 e a segunda em 1281, liderada por Kublai Khan. A katana foi feita para conseguir perfurar a armadura do exército mongol que era mais resistente do que as que existia no Japão na época.

Armadura Samurai


Armadura Mongol




Então foi então inventada a Katana, que possui uma curvatura e ponta diferentes, e foi feita para ser usada com as duas mãos possibilitando utilizar toda a força do usuário, a ponta em forma de cunha, para quem não sabe cunha é isso aqui.


Este formato facilitou a penetração na armadura do inimigo, com isso e claro outras estratégias na segunda invasão os mongóis perderam bem rápido. Isso foram os principais acontecimentos na história das espadas japonesas, porque desde a criação da katana, as espadas não tiveram uma evolução, não foram alteradas, óbvio foi aperfeiçoado a manufatura, houve estilizações, mas a base é a mesma, então termina aqui, agora vamos aos tipos de espadas japonesas.



Tipos de espadas 脇差 = Wakizashi: é a katana curta, medindo de 30 a 60 cm.



小太刀 = Kodachi: é a tachi curta, com lâmina que mede em média entre 30 e 60 cm.



小柄 = Kozuka: Pequena e fina faca utilitária, feita para se encaixar entre a saya (bainha) e a tsuba (guarda, placa redonda chata e vazada para proteger as mãos) de uma katana. Seu cabo trabalhado serve de complemento decorativo da bainha.



短刀 = Tantō: adaga; lâmina com menos de 30 cm. Usada em suicídio ritual.



刀 = Katana: Esse post é sobre ela né, não preciso falar aqui.


大小 = Daisho: nome que se dá ao conjunto de uma katana com uma wakizashi.


長刀 = Naginata: espada curta montada num cabo longo, lança. Também chamada de yari.


野太刀/大太刀 = Nodachi: katana extraordinariamente longa, chegando a medir 3 shaku (90 cm), carregada nas costas. É o mesmo que ōdachi.

釵 = Sai: tridente com lâmina central mais longa que as lâminas laterais, usada para deter golpes de um adversário com uma kataná. Dela deriva o 十手 = jitte, cassetete fino de metal sem ponta viva, com um gancho no lugar do copo da empunhadura, usada por policiais na Era Edo (1603-1867).

Sai

Jitte

太刀 = Tachi: refinada espada pronunciadamente encurvada de ponta dupla, com corte de um só lado da lâmina. Longa (75cm em média), usada pendurada por correntes com uma cinta, esse tipo de espada foi adotada pela alta aristocracia a partir do século VII.


剣 = Tsurugi: espada de dois gumes e ponta dupla, similar às espadas ocidentais antigas, feita no Japão na Antiguidade. Seu formato e forma de fabricação baseavam-se em modelos e técnicas da China.


Classificação histórica das espadas japonesas Espadas japonesas, conforme a época em que foram produzidas, são classificadas nos períodos abaixo descritos. Há, porém, discrepâncias entre as datas exatas do período de abrangência de tais períodos, que variam conforme a fonte de informação ou autor. A classificação a seguir consta da “Japan Encyclopedia” de Louis Fréderic, publicada pela Universidade de Harvard. 鋤古刀 = Jokotō: “espada antiga”; engloba espadas manufaturadas até meados da Era Heian (794 -1192), por volta do ano 900. Também é chamado de período Chokutō. 古刀 = Kotō: “espada velha”; espadas feitas entre o ano 900 até o final da Era Muromachi (1333-1573) 新刀 = Shintō: “espada nova”; as que foram manufaturadas do início da Era Azuchi-Momoyama (1574-1603) a meados da Era Edo (1603-1867), por volta de 1804. 新々刀 = Shin-shintō: “espada novíssima”, ou “espada moderna”; classificação genérica para todas as espadas feitas a partir de 1804.



復古刀 = Fukkōtō: “espada do ressurgimento”; especifica espadas feitas de 1804 ao fim da Era Edo (1867).

新軍刀 = Shinguntō: “espada do exército”; feitas de 1937 a 1945 (fim da 2ª Guerra Mundial) para o exército.



海軍刀 = Kaiguntō: “espada da marinha”; feitas de 1937 a 1945 (fim da 2ª Guerra Mundial) para a marinha.



(obs.: tanto as “espadas do exército” como as “espadas da marinha” são classificadas genericamente como Guntō, “espadas das forças armadas”)


Como são feitas
Agora vou falar como são forjadas as espadas japonesas Primeiro temos que conhecer a matéria-prima, que é o 玉鋼/Tamahagane, que é um amontoado de ferro feito a partir da areia de ferro, já que no Japão não possuí muitos minérios de ferro por isso eles utilizavam a areia de ferro.



Tem dois tipos de areias de ferro a Akame e Masago como pode ver na imagem essa é a Akame ela parece mais fina, e essa é a Masago. Elas são usadas para a produção do tamahagane, ele é feito no "forno" たたら製鉄/Tatara Seitetsu, olha eu pesquisei sobre, mas o que consegui entender como funciona foi isso, aqui está o Tatara, ele é bem grande, mas ele fica debaixo da terra, aqui ficam uns "carvões", uns troncos estão vendo? Esses buracos aqui dos lados são canais de ar, porque em cima deles estão os foles que sopram o ar para esse "forno" aqui em cima neste formo é onde a areia de ferro é colocada e é colocado mais carvão também, aí ao fim do processo, esse forno em cima é quebrado para retirar o montante de ferro conhecido como 鉧/Kera, que pode ser traduzido como "mãe do/de ferro", aí ele é partido para se tornar o tamahagane, agora vamos a como é feito uma katana.


鉧/Kera


Primeiro devemos acender o fogo, a forma tradicional é assim o ferreiro e os seus ajudantes martelam esse pedaço de ferro, essa estaca de ferro, depois de várias batidas eles encostam um pedaço de papel, e depois levam até onde vão acender, depois o ferreiro usa o fole, o soprador para ir aumentando a temperatura, e também é colocado mais carvão, então é colocado o tamahagane, ele não fica lá por muito tempo, só até ele ficar vermelho então ele é martelado até ficar plano, se for necessário, é levado ao fogo de novo até ficar bem achatado.




Aí é mergulhado em água, quando ele endurece ele é quebrado em vários pedaços, logo depois os pedaços são organizados em cima de uma espécie de "colher" depois é coberto pelo papel japonês, e banhando por uma água barrosa, depois é coberto por palha queimada aí é levado ao fogo de novo aqui é aquecido a uma temperatura de 1300 graus, é retirado e martelado é novamente esticado, e depois dobrado é feito isso umas 15 vezes.





Mas aqui é que vem o truque da espada japonesa, aqui existe dois tipos de ferro, um mais duro, e outro mais mole, aqui o ferro mais mole vai dentro do mais duro, e sim o ferreiro molda os dois, eles utilizam mais de um tamahagane, com isso eles separam os pedaços mais "moles" para fazerem o núcleo da espada e o mais duros para fazer invólucro da espada.



Utilizando esses dois metais aumenta a resistência da espada pelo núcleo ser mais mole ele absorve os impactos e o mais duros consegue ser mais afiado aumentando o corte, após a espada ser moldada, tem diferenças aqui, vi um em que a espada é lixada aqui, outros ela é "pintada" com argila chamada de Yakihachi, que é uma junção da argila, carvão e o pó da pedra de amolar com água para fazer os desenhos que a espada possuí e para fazer a curvatura, sim, a curvatura que conhecemos da katana vem dessa técnica, e cada ferreiro possuí a sua receita de Yakihachi, após ser feito os desenhos com essa mistura, a espada volta ao fogo, depois que aquecer bem a espada é colocada na água de uma vez só, aqui quando acontece o resfriamento o yakihachi puxa a espada para trás fazendo a curvatura também.





A pós a espada é limpa né, e o ferreiro costuma gravar o seu nome na espada, e pode gravar algum desenho e ainda tem um polimento na espada para deixar ela brilhosa e melhorar o fio de corte. Depois ela é montada com o cabo, o punho e a bainha. É isso sobre como é feito uma espada japonesa.




Atividades que usavam espadas Agora vou falar sobre duas atividades que usam as espadas japonesas, não falarei de todas por que são muitas e o vídeo ficaria ainda maior haha.
1 Seppuku Também conhecido como Harakiri, é o ritual de morte honrosa dos samurais, mas nem sempre foi considerado algo honroso, existem algumas teorias sobre quem fez o primeiro seppuku, a mais aceita diz que aconteceu em 988 no período Heian (794 d.C à 1185 d.C) feito por Yasusuke Fujiwara era um ladrão que também era chamado de "Hakamadare" e não era um samurai. É dito que Yasusuke foi acusado de roubo, mas mesmo a assim ele não foi morto, mas na manhã seguinte ele aparece morto, ele cometeu o seppuku. No período Muromachi (1392 d.C á 1573 d.C) as pessoas perseguidas eram obrigadas a fazer o seppuku, no período Sengoku (1467 d.C à 1615 d.C) foi onde começou o ato de perdoar quem faz o seppuku, com isso a família também seria perdoada. Pelo que vi também parece que aquela cena de que outro cortava a cabeça de quem estava fazem o ritual parece que não acontecia, ou acontecia pouco, ficou popular nos filmes.




2 Corte Experimental 日本刀の試し斬り
Esse corte experimental significa um teste da lâmina, era um teste feito para ver o quão afiada a espada era. Eles cortavam bambus, e esse "poste" de palha chamado de makiwara que maki significa enrolar, rolho, e wara é palha ele também cortava cadáveres, sim, cadáveres, isso acontecia do período Muromachi (1392 d.C à 1573 d.C) até o período Sengoku (1467 d.C à 1615 d.C) era realizado esse teste, bem no período Edo (1603 d.C á 1868 d.C) teve também, mas não como antes, como neste período houve mais paz, sem guerras, grandes conflitos, a utilização das espadas diminuiu então haviam menos espadas sendo feitas e precisando ser testadas, com isso o Teste de corte da espada passou a ser uma "profissão" não legalizada exatamente, era um trabalho mais ou menos informal, o Shogun contratava o pessoal que fazia isso, para fazer esse serviço, uma pequena história de como surgiu essa "profissionalização". No início do período Edo, Kaemon Yamano era bem conhecido, e parece que ele não apenas verificava o desempenho, mas também dava conselhos aos ferreiros sobre a produção de espadas japonesas. Nenhum dos herdeiros de Kaemon Yamano possuía a habilidade necessária para o corte experimental e, depois de Kaemon Yamano, os discípulos da família Yamano serviram como fornecedores imperiais. Um deles é Asaemon Sadatake Yamada. Como os outros discípulos da família Yamano morreram antes de Sadatake, a família Yamada Asaemon começou a servir como fornecedora em tempo integral do Imperador quando ele pediu para ensinar a seu filho a técnica secreta do corte experimental e foi permitido. Esta foi a era do 8º Shogun Tokugawa Yoshimune. Aliás, embora tenha sido um papel ordenado pelo xogunato Tokugawa, a família Yamada Asaemon parece ter permanecido na posição de rounin por gerações. Existem várias razões para isso, mas uma teoria é que se o negócio da família fosse hereditário, havia a possibilidade de alguém sem habilidades aparecer como a família Yamano, então eles pensaram que alguém com habilidades deveria assumir o negócio, então eles foram contratados em caráter temporário. Diz-se que era para, Na verdade, parece que o sucessor da família Yamada Asaemon assumiu os negócios da família até a quarta geração, e a partir da quinta geração, mesmo que fossem filhos biológicos, aqueles que não tinham habilidade eram rejeitados e os filhos adotivos eram adotados. Para suceder o nome e os negócios da família. No entanto, os negócios da família Asaemon Yamada diminuíram com o passar do tempo. Em 1870 (Meiji 3) foi proibido o corte experimental e o manuseio do fígado dos condenados e, em 1880 (Meiji 13), foi decidido que a pena de morte deveria ser por enforcamento e, dois anos depois, a decapitação foi abolida. Hoje em dia os testes acontecem ainda, mas não com corpos humanos só com os bambus, postes de palhas, etc.



Referências na cultura pop
Agora vou falar sobre algumas referências da cultura pop, começar com um anime atual Jigokuraku conhecido mundialmente como Hells paradise, aqui em si o foco não são as espadas e sim que aqui uma das protagonistas é uma das testadoras de espadas, ele se passa no período Edo, o nome dela é Yamada Asaemon Sagiri, sim, ela é do clã Asaemon que faz os testes de espadas.




Próximo Kimetsu no yaiba, também conhecido como Demon slayer, aqui sim tem o foco em espadas já que sem elas, eles não conseguiriam matar os onis, no episódio 5 da primeira tempoarada aparece o tamahagane.




Um outro parecido é o orient aqui eles também usam katanas especiais para matar oni, mas tem as suas diferenças lógico aqui os onis não morrem no sol, e se passa no período sengoku kimetsu se passa na era Taisho (1912 d.C à 1926 d.C), que farei vídeo sobre mais tarde haha.



E um anime que vai lançar que tem uma espada como "foco" é Rurouni kenshin conhecido como Samurai X, ele se passa na era Meiji (1868 d.C à 1912 d.C), que vai ser o próximo vídeo no canal haha, a espada é a espada do Kenshin que é uma katana reversa sakabatou, uma katana normal o lado de corte é desse aqui onde tem essa curva, a do kenshin é do outro lado, fica do outro lado como podem ver na imagem, ela em si não é muito o foco, mas é uma marca do personagem e muito lembrada por isso está aqui.




Em Bleach temos as zampakutos as espadas que os shinigamis utilizam para derrotar os hollows, elas dão mais poderes a eles, elas têm "vida".



Agora para terminar dois jogos, primeiro o Okami, tem duas espadas importantes não é o foco principal, mas tem sua importância vale a menção, e tem o Samurai Shodown é um jogo de luta onde todos usam lâminas então elas tem foco aqui kkk.




Bem é isso sabem mais algum anime, manga jogo com foco ou tem um espada especial? Comentem aqui, quero agradecer quem chegou até aqui, e agradecer aos 200 inscritos, muito obrigado a todos, fico feliz mesmo, vou melhorar cada vez mais os conteúdos aqui, quem quiser me ajudar aqui do meu lado tem meu pix, tem o qr code do livepix, aqui vocês têm que usar o leitor de qrcode do celular entrar no site e fazer uma conta, ou digitar no Google e fazer uma conta e me mandar uma mensagem ou só pix mesmo o minimo é 1 real, e o meu pix pessoal que é esse email o minimo é 1 centavo, com o meu blog, lá vai ter esse video em texto, caso prefiram. Bem é isso Mata ne (Até logo).

Vídeo sobre o assunto:






Fontes

https://lojareidasespadas.com/blog/2017/11/23/14-principais-tipos-de-espadas-japonesas/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Espada_japonesa
https://niten.org.br/penaespada/penaartigos/katana.htm
https://www.culturajaponesa.com.br/index.php/diversos/samurai/katana/
https://portal.crosster.com.br/espada-japonesa-katana/ http://kyokushinkaikan.com.br/katana-a-historia-da-espada-japonesa/
https://www.japaoemfoco.com/as-10-katana-mais-lendarias-do-japao/
https://www.touken-world.jp/ritual-culture-clash/
https://www.touken-world.jp/tips/76859/
https://www.touken-world.jp/tips/32717/
https://www.touken-world.jp/tips/32777/
https://www.touken-world.jp/tips/32776/
https://www.touken-world.jp/tips/32779/
https://www.touken-world.jp/tips/32763/
https://www.meihaku.jp/sword-basic/mitokoromono/#:~:text=%E5%B0%8F%E6%9F%84%E3%81%A8%E3%81%AF%E3%80%81%E6%97%A5%E6%9C%AC%E5%88%80,%E6%9D%A5%E3%82%8B%E3%82%88%E3%81%86%E8%A3%85%E7%9D%80%E3%81%95%E3%82%8C%E3%81%BE%E3%81%99%E3%80%82
https://www.touken-world.jp/tips/11767/
https://www.youtube.com/watch?v=bs-T5qYA1Qg&t=960s
https://www.youtube.com/watch?v=Z_EYvrgCGYY
https://www.youtube.com/watch?v=yvJGmLuhwzs&t=178s,
https://www.youtube.com/watch?v=Q2G9bnAraJ0
https://www.youtube.com/watch?v=CgaUba0aSWQ
https://www.youtube.com/watch?v=Z1OeFKVRLuY&t=22s
https://www.youtube.com/watch?v=MR4QFs-5_ow
https://www.youtube.com/watch?v=hiJCgHzi_p4&t=105s
https://www.youtube.com/watch?v=MeoLXgq3UWA&t=23s
https://www.youtube.com/watch?v=4seh3ugxJpA&t=573s
https://www.youtube.com/watch?v=u3kkNhIk8Wc

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sakura: Origem e Lendas sobre a flor símbolo do japão.